segunda-feira, 17 de março de 2014

Série Rangers: Ordem dos Arqueiros

Livros:
Série Rangers: Ordem dos Arqueiros
            Ruínas de Gorlan
            Ponte em Chamas
            Terra do Gelo
            Folha de Carvalho
            Feiticeiros do Norte
            Cerco a Macindaw
            Resgate de Erak
            Reis de Clonmel
            Halt Em Perigo
            Imperador de Nihon-Ja
            As Histórias Perdidas
                        Nessa postagem:
                                   Ruínas de Gorlan
                                   Ponte em Chamas
                                   Terra do Gelo
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento
Avaliação:  9


Então, sempre fui apaixonada por arqueiros. Em todos os RPG’s meu personagem era o arqueiro... Quando li a sinopse do primeiro livro fiquei decepcionada e com o pé atrás porque passa a impressão do Will ser um anão. No meu ponto de vista rpgistico anões não são arqueiros, elfos são arqueiros! Relutei MUITO em ler, mas finalmente peguei o primeiro livro e me derreti em questão de segundos, melhor dizendo, em horas porque foi o que levei para ler o primeiro volume!
Nessa crítica tratarei dos 3 primeiros livros, e nas demais tentarei seguir essa numeração. Achei melhor assim porque são muitos e fiquei com preguiça de pegar os 11 e ler de uma vez. Estou intercalando leituras.
Notei várias semelhanças entre Rangers e o Mago do Raymond E. Feist. Tanto em relação aos personagens e as suas interações quanto à ambientação. Mas como já tratamos disso em outra postagem acho que é uma coincidência pela temática – nada esdrúxulo demais, apenas pontos em comum –. Outro dos meus avisos sobre spoiler: NÃO leiam a wikia, não procurem nada. Pela segunda vez me desfiz de boas e gratas surpresas. Tentarei manter os spoilers longe daqui! Então como geralmente faço, será um comentário geral a respeito do que se passa e do que achei dos três primeiros livros.

Will mora juntamente com outros órfãos e aguarda o dia da seleção. A tal seleção mandará os jovens para as funções que desejam ou tem aptidão e assim servirão ao reino que os acolheu até ali. Acontece que o franzino Will sonha ser guerreiro, e com a sua estatura seria impossível. Qual não é a sua surpresa quando é requisitado para outra função? Mas por que raios o arqueiro Halt teria perdido seu tempo com o garoto que ninguém conhece a origem e o sobrenome? Além disso, arqueiros são conhecidos pelo seu distanciamento dos outros e ainda há aquele inquietante boato que se valem de artes obscuras. Como o garoto não deseja de forma alguma ir para as fazendas não teve escapatória a não ser seguir o homem baixo, de aspecto rabugento e que sabia se mover nas sombras como ninguém.
Halt morava numa cabana afastada e fez de Will por alguns dias algo como uma empregada doméstica, o que gera muitas risadas dos comentários maldosos que ambos trocam. Aos poucos inicia o aprendiz nas artes dos arqueiros e o mesmo descobre que a “magia” nada mais é do que prática. E não apenas de arco e flecha vivem os arqueiros! Eles devem ser ótimos estrategistas e inteligentes ao extremo. Talvez um pouco curiosos também! E para completar, parece que Halt sabe mais do que aparenta sobre Will.
Will não é o único aprendiz que ganha destaque nos livros. Não menos importante, há Horace, o rapaz de compleição forte que consegue o seu posto como aprendiz de guerreiro. Prestem MUITA atenção nele... É um personagem cativante, do tipo que a gente sorri quando ele aparece.
Alyss e Jenny são as meninas do grupo, em várias ocasiões pegamos os dois disputando a atenção delas. São divertidas, e seguem piamente as carreiras que escolheram: diplomacia e culinária. Gorge é o último que completa o quarteto dos aprendizes, é inteligente, um ótimo “advogado” e sem esforço foi selecionado como escriba.
Tenho predileção pelo Halt que parece um pai e sem delongas se esconde fundo no seu coração e no de Will. Ele esconde do garoto, mas é impossível não ver o orgulho e carinho com os quais o trata.

Morgarath, é o que se tem notícia de pior tipo de monstro – mesmo sendo parecido com um humano – o Senhor das Montanhas da Chuva e da Noite deseja pela segunda vez tomar os reinos que o derrotaram e baniram outrora. É nesse ínterim, que antecede as guerras que os personagens de Will e Halt se farão necessários e centrais. As sensações de medo, angústia e ansiedade tomarão conta de seu corpo e mente, até o despertar de todo o mal. Que convenientemente se descarregará no segundo volume. Onde novamente serão apresentados novos personagens que preencherão qualquer vazio que ainda possa existir em seu coração. Destaque apaixonado ao ex aprendiz de Halt, Gilian.

Acabe o segundo volume e me diga depois se foi capaz de conter litros e litros de lágrimas! Porque para não variar me deparei com um mar nos olhos...
O terceiro livro é do tipo que você quer e necessita ler logo porque espera que a sensação de peso no coração passe! Mal sabe você que ela não passará – risada maligna – só aumentará. E estou nesse momento ainda já que não comecei o livro quatro.

Fico um pouco chateada de não poder adicionar mais detalhes dos livros, da história e da ação, mas realmente não quero fazer ninguém perder as surpresas com reviravoltas e lutas. Não acho justo privar meus caros nobres da diversão!



Recomendo para os que gostam de clássicos, épicos, RPG’s e que não se importam com livros infinitos. Minha curiosidade reinante felina me levou a saber que os livros trataram dos aprendizes da adolescência a vida adulta. E confesso, ao fim desta que Will me conquistou completamente!




3 comentários:

  1. Ah meu Deus, é impressao minha, ou mais alguem nesse universo esta lendo Rangers este ano? Parece que algumas pessoas leram no ano de 2011 e 2012 apenas, e eu que estou lendo o "folha de carvalho" agora, nao acho nada nos dias de hoje a reapeito da serie. Espero que eu nao esteja enganada, e voce tambem esteja lendo agora, caso ao contrario uma grande chateaçao me dominará rs. E de qualquer forma, ameeeei seu "comentario" a cima sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Então, não precisará se decepcionar hauhauahuahauha estou lendo agora sim! Amanhã começarei o quarto livro e quando acabar até o sexto postarei outro comentário sobre eles. Relutei mesmo para ler e estou feliz por ter me surpreendido tanto!
      Muito obrigada! Você poderá encontrar mais críticas/comentários meus nesse blog aqui: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. kk opa ja to no livro 9, nao lembro a partir de qual mais o tamanho dos livros quase dobra, uma parte que vai começar a aumentar seriam as partes comiscas, depois que vc conhece tao bem o Halt quando vc chegar nessas partes sera quase impossível não dar uma grande risada, esperar publicar o próximo sobre os outros livros para comentar algumas senas pra não da spoiler kk

    ResponderExcluir