quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Entrevista com Shirou e Sora os grandes vencedores do Yamato Cosplay World 2013!

Os grandes vencedores do Yamato Cosplay World 2013 e ganharam duas belas passagens de ida e volta pro japão (não vale querer ficar no Japão pra sempre.) e representaram dignamente o filme Detona Ralph com os personagens Sargeto Calhoun e Conserta Félix Jr sendo entrevistados exclusivamente pelo Ficção Robótica! Com vocês...

Shirou e Sora! Ou seria Jacqueline e Júlio? Confira a reportagem dos dois que além de combinar nas iniciais dos apelidos combinam na dos nomes também.

























--   
 Quando vocês começaram a fazer cosplay?

Júlio:  Comecei a fazer cosplay em 2009, eu acho. Em Belo Horizonte, após ir a alguns eventos apenas vendo os cosplays diversificados, reuni os amigos e todos juntos fizemos nosso primeiro grupo/cosplay. Fizemos Katakyo Hitman Reborn, e por ter sido o ponto de partida de meu hobby, tenho um carinho especial.

Jacqueline: Comecei a fazer cosplay em 2009 no evento Anime Dreams! Eu e umas amigas fizemos um grupo de Shoujo Kakumei Utena, onde me ajudaram a fazer meu primeiro cosplay de Tenjou Utena!

     Qual é a parte do cosplay que vocês mais gostam?

Júlio: Da feitura das peças, quando estão quase se finalizando e posso olhar e finalmente ver que o esforço se tornou algo legal, da forma que eu queria. Gosto também da fotografias, quando chego na internet e acho alguma foto legal. Mas o que mais me chama atenção são as apresentações, onde posso transmitir aquilo que penso desde logo quando gosto de um personagem, e levar ao público uma idéia do que o personagem é pra mim.

Jacqueline: Subir no palco é minha parte preferida! Adoro ver o cosplay pronto, perfeitinho pra usar e tirar fotos, mas quando estou no palco, pra mim é onde eu realmente me sinto a vontade com o cosplay! Acho que isso valoriza todo o trabalho, montando e deixando ele com cada detalhe. Interpretar o seu personagem preferido, isso é incrível pra mim.

  Tem algum cosplayer que vocês admiram?

Júlio: Admiro Ameno Kitarou, da Austrália, em primeiro lugar. Ele é divertido, possui um gosto bem parecido com o meu, e fez personagens que gosto muito, assim sendo, tenho ele como uma referência para alguns projetos. Admiro muito o Elffi e Reika. Entre os brasileiros, admiro tantos que não cabe a mim citar apenas alguns.
Jacqueline: A minha preferida e que mais admiro de fora é a Dandelion (Dandelionwish’s Cosplay) nossos gostos são bem parecidos e mesmo com cosplays bem simples, são todos muito fofos! Tive chance de conversar com ela e trocar algumas idéias sobre cosplay e ela é realmente muito meiga e fofa! Do Brasil faço as palavras do Julio as minhas... Admiro tantos que não cabe a mim citar apenas alguns.

  Conte como foi o processo de montagem dos cosplays e das apresentações desde Romeu x Julieta até Detona Ralph!

Júlio: Romeu x Julieta foi mais simples, terminamos com antecedência, com exceção das espadas. No quesito apresentação, acho o Romeo um personagem difícil de representar, romantismo é algo difícil na minha opinião, então creio que o fato de sermos namorados influenciou muito em uma boa performance ao final. Por termos assistido juntos, conseguimos adentrar naquilo que foi o romance dos dois durante a série. Quanto à Detona Ralph, adoramos o filme, escolhemos por achar que os cosplays teriam ótima interação, que ficaríamos parecidos,  e que seria proveitoso para a competição nos atributos “cosplay” e “performance”. O cosplay do Conserta Felix Jr foi feito desde cedo, terminei com antecedência e viajei antes para SP para ajudar minha namorada com o restante. Tivemos um trabalho muito grande, de cerca de 5 a 6 meses, e acabamos o cosplay praticamente no dia da grande final. Foi difícil, mas o resultado foi satisfatório. Quanto a apresentação, fizemos algo totalmente fiel ao filme, buscamos uma boa dublagem e caracterização para os personagens, o medo era a limitação dos movimentos da Calhoun, mas isso não prejudicou, conseguimos representar no palco sem erros e sem nada que pudesse nos travar. Posso dizer que as duas escolhas foram perfeitas, feitas por nós dois em conjunto, e são cosplays que levaremos para o resto da vida, pelas conquistas e felicidades que nos deram.

Jacqueline: Conheci Romeo x Juliet em 2010 mais ou menos e sempre amei o anime! Sempre tive vontade de fazer a Julieta e quando conheci o Júlio achei que ficaria perfeito de Romeo! Assisti desde o começo o anime junto com ele e então resolvemos tentar o YCW com eles. Não tivemos problemas na parte do cos, tudo acabou a tempo com exceção das espadas. É muito complicada a distancia (eu de SP e ele de MG) só tivemos um dia de ensaio antes do evento, mas tudo deu certo! A escolha inicial do cosplay da Final, era Origem dos Guardiões, onde ele faria o Jack Frost e eu a Toothiana. Mas a parte das penas do cosplay dela começaram a dar muita dor de cabeça e demoramos um tempo pra pensar em algo tão bom e perfeito. Quando saiu Detona Ralph, foi perfeito! De cara eu amei a Sargento Calhoun e de cara o Júlio amou o Felix! Ele não teve problemas com o cosplay dele, mas eu e meu cosmaker (Renan/Kiba) passamos bastante sufoco durante 6 meses, dias antes o Julio chegou e ajudou a terminar mas acabamos mesmo no ultimo segundo antes da avaliação de roupa! Tenho um carinho muito grande pelos personagens, são responsáveis por toda a felicidade que estamos sentindo agora!


  Cite um momento difícil na trajetória de cada um de vocês.

Júlio:  Não tive momentos  difíceis no cosplay, trato como um hobby, e como um hobby só tem a adicionar felicidade aos diversos momentos da minha vida. O difícil era conciliar o estudo e trabalho com o cosplay em si, mas depois de todo esse tempo posso dizer que dou conta do recado.

Jacqueline:  Não me lembro de nenhum momento realmente difícil, cosplay só me trouxe bons momentos e pessoas maravilhosas na minha vida. Pessoas falando mal e menosprezando nosso trabalho vai ter em todo o lugar no mundo, seja em um hobby, em um esporte, no trabalho, nos estudos... O importante é saber passar por cima disso.


  Qual é o cosplay que cada um gosta do outro?

Júlio:  Eu adoro a Kid de Chrono Cross da Jacque!  Sou suspeito para falar pois eu quem fiz este cosplay e dei a ela de aniversário,  mas ela fica linda com o cosplay, e perfeita para a personagem.

Jacqueline: Meu preferido dele é o Serge de Chrono Cross! Nos conhecemos exatamente por conta desse cosplay  e é impecável, principalmente a cota de malha. Ele é idêntico ao personagem!


         Quais os planos para 2014 com cosplay?

Júlio:  Quero fazer meus favoritos de Yu-Gi-Oh! Além disso quero realizar meu sonho cosplay atual que é o Patroklos Alexander de Soul Calibur V, e Kouga de Pégasus e Saint Seiya Omega.

Jacqueline: Eu tinha muitos projetos, mas com isso do Japão quero guardar muito dinheiro pra não passar vontade lá. Confirmado mesmo e que eu VOU levar pro Japão é a Hikaru Shidou de Magic Knight Rayearth, preciso tirar fotos na Torre de Tokyo com esse cos! De resto, caso eu esteja tranqüila de dinheiro, quero muito fazer a Elsa de Frozen, Pearl de Legend of Mana e a Sora de Kaleido Star!

        E o Japão? O que esperam dessa viagem?

Júlio: Diversão em primeiro lugar, visitar o máximo de lugares possíveis, aproveitar a comida japonesa (que no Japão se chama apenas “comida”), e comprar tudo que eu puder , pois esse universo de coisas não pode passar batido, então as “muambas” vão reinar!

Jacqueline: Ir em todos os lugares possíveis! Quero ver Pandas no zoo, quero visitar o Pokecenter, a Nintendo, a Square! Mas eu realmente estou ansiosa pra conhecer Tokyo! Não cai a ficha de que realmente ganhamos, acho que só quando eu pisar lá, escutar as pessoas falando japonês, ver os prédios e todos os comerciais com anime em toda parte... É muito sonho isso!

 Deixe um recado pra quem está começando agora!

Júlio: Faça o que te deixa feliz; combine grupos com amigos; tente perder o medo do palco; faça cosplay com carinho; não desista mesmo se parecer difícil; aproveite o Hobby e faça amigos, não inimigos; ajude estes amigos; tire fotos maneiras; não tenha vergonha de ser feliz.

Jacqueline: Eu sei o quanto essa frase é clichê, mas nunca desista de seus sonhos! Durante muito tempo escutei pessoas e até amigos(que no final não eram amigos) que eu não iria conseguir, que era bobagem e só ia perder dinheiro e tempo. Só você sabe do que você é capaz, o importante é você lutar até o fim! Então mesmo que falem “ta tudo errado no cosplay”, “peruca de cor errada”, “tecido errado”, “apresentação horrível”... Esses que falaram isso começaram do zero, assim como você.


Confira também o vídeo da apresentação vencedora clicando aqui.

Gostaram? Curta as páginas dos cosplayers no Facebook Shirou8D e Sora's Stage.

Curta Ficção Robótica e siga @ficcaorobotica no Twitter!


Um comentário:

  1. á cansei de parabenizar o Shirou pelos cosplays que ele faz, e acho que ele merece cada prêmio que ganhou, primeiro porque ele é muito dedicado e detalhista, dá importância a cada detalhezinho nos cosplay, e segundo porque os cos que ele faz são sempre de coração e de personagens que ele adora.
    E agora que ele encontrou uma dupla tão caprichosa e dedicada quanto ele, ninguém segura! XD Continuem assim, com cosplays cada vez mais bem elaborados, apresentações super divertidas e vamo que vamo levar o nome do Brasil pro topo do cosplay mundial! 

    ResponderExcluir