sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sons Of Anarchy - Motos, gangues e anarquia!



No meu primeiro post para o Ficção Robótica vou começar com um pouco de anarquia, na realidade com Sons Of Anarchy, que é uma das minhas séries favoritas da atualidade.
(Motos, armas e muitas tretas)


Sons of Anarchy ou simplesmente SOA é uma série televisiva estadunidense, exibida desde de 2008 na FX. A série foi idealizada por Kurt Sutter (The Shield) e fala sobre os dilemas e problemas que um clube de motociclistas fora da lei enfrentam. O clube, que leva o nome da série, trabalha como distribuidor de armas para o REAL IRA, fazendo todo o serviço de transporte e entrega para as mais diversas gangues do submundo norte americano. Os Sons foram criados por um grupo de veteranos da 2ª guerra mundial, mas que graças as suas conexões adentraram ao mundo do crime.
 O clube é a casa e também a "família" de seus membros, possuindo várias filiais espalhadas pelos EUA. A série foca no que ocorre na sede do clube, localizado na cidade fictícia de Charming, na Califórnia. Para fazer parte do clube você precisa cumprir uma série de exigências e mostrar que é de confiança e não um "rat", o equivalente ao X-9 no Brasil.
Kurt Sutter fez um excelente trabalho para conceber a série, trazendo para a tela uma visão dramática do mundo do crime. Para conseguir criar as bases da série ele chegou a conviver com um clube de motociclistas, afim de buscar referências para criar os Sons of Anarchy.
(Kurt Sutter, que além de dirigir também atua na série.)


A série foca principalmente nos American Outlaw Bikers (os motociclistas fora-da-lei dos EUA), mas vemos também um pouco sobre os outros “impérios do crime” como os grupos neonazistas, as gangues negras, os cartéis latinos, além de ir ao outro lado do mar buscar a principal conexão dos Sons que é o o movimento separatista irlandês, o REAL IRA.
Nem tudo é crime e armas em SOA, acontece que a série pende mais para o drama do que para a ação. Essa característica pode assustar os mais impacientes no inicio da série, uma vez que começa com um ritmo lento e tem muita informação para ser absorvida. De toda forma, a série tem uma profundidade tamanha que os dramas ali apresentados são tão verossimilhantes que é possível senti-los, o que muitas vezes no decorrer da série vai levar os telespectadores a certos conflitos morais.
O personagem principal da série é o Jackson Teller ou simplesmente “Jax”, interpretado por Charlie Hunnam (Hooligans, Pacific Rim). Jax é o atual vice presidente do clube e é também o filho de John Teller, o fundador dos Sons of Anarchy que morreu misteriosamente quando decidiu guiar o clube para um caminho longe da vida de crimes. Jax suspeita que seu padrasto e atual presidente do clube, Clarence Morrow conhecido apenas como “Clay”, interpretado por Ron Perlman o eterno Hellboy, está de alguma forma ligado com a morte de seu pai e teme pelo possível envolvimento de sua mãe, Gemma Teller Morrow, interpretada por Katey Sagal (Um amor de família).
Jax logo no início da série encontra um caderno repleto de anotações feitas pelo seu falecido pai, falando sobre a tentativa de tirar o clube da marginalidade. Desta forma, Jax assume os planos do pai, tentando trilhar por um caminho que custou a vida de John Teller. No entanto, nada é tão simples como Jax imaginou, para conseguir tirar o clube do mundo do crime ele vai ter que conquistar o apoio de todos os membros, uma vez que muitos são incapazes de enxergar uma vida fora do mundo do crime e longe da violência. Outro ponto complicado, é que quanto mais Jax tenta afastar o clube da sujeira, mais ele acaba se envolvendo. Assim, para conseguir tirar o clube dos negócios ilícitos Jax vai acabar sujando suas mãos de sangue. 
(Jax um personagem que vive o paradoxo do Poderoso Chefão, quanto mais quer se afastar, mais se aproxima.)

Sons of anarchy aborda vários temas mais densos e de uma maneira bem cruel. A série está repleta de cenas de extrema violência que muitas vezes causa revolta e que com certeza vão trazer desconforto até aos mais insensíveis. Corrupção, drogas, violência e preconceito são temas bem explorados na série, mas ela também explora a vida de cada um dos membros e o impacto do clube em suas famílias, aprofundando ainda mais o lado dramático da série.
(Tretas, so many tretas.)

No que se refere ao elenco não tenho sequer uma reclamação. Você enxerga na tela o que a série se propôs a exibir, não existe rostos bonitos colocados para angariar fãs. SOA é uma série sobre a vida de crime, e o que vemos na série é um bando de motociclistas barbudos, cheios de cicatrizes e tatuagens, carregando as marcas do clube e da violência. O elenco está repleto de atores conhecidos por participações em um ou outro filme, mas que só tiveram a oportunidade de mostrar a qualidade de atuação com essa série. Além disso, SOA conta ao longo dos episódios com algumas participações especiais de grandes atores.
Como havia dito, a história tem um desenvolvimento lento e você não vai ver viradas dramáticas no fim de todo episódio. Kurt não costuma abusar deste recurso, mas quando o faz é com grande maestria, o que resulta em cenas geniais que fazem cabeças explodirem e marmanjos se emocionarem. Outro ponto forte da série é a trilha sonora que em cada temporada inova com música de qualidade. Dentre os artistas que escutamos ao longo da série destaco The Black Keys, Elvis Presley, Alwonation, Richard Tomphson, Jack Savoretti, Joshua James, Lions, The Forest Rangers, Curtis Sigers, além de muitas outras bandas desconhecidas do grande público. Os episódios de Sons são regados a rock progressivo, hip hop latino, irish music, além, das excelentes releituras de grandes clássicos da música feitos para a série. Com destaque para a fantástica versão de House of the rising sun.

Hoje a série conta com 6 temporadas e um total de 82 episódios, rumando para o possível fim na 7ª temporada que começa no 2º semestre de 2014. Acelere sua Shadow que ainda dá tempo de alcançar a série antes do inicio da próxima temporada.

2 comentários:

  1. Genial Caio, eu nunca comecei a ver Sons of Anarchy porque não tinha me convencido que a série era atraente...mas seu post me fez mudar de ideia! Vou conferir (:

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Um post com a prerrogativa da chamada para uma aventura nada descompromissada...
    Muito interessante, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir