sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Guerra dos Consoles

Meu primeiro post na Ficção Robótica pode ser considerado um desabafo. Eu NÃO AGUENTO MAIS brigas entre fanboys discutindo qual o melhor console para games! Eu sei que esta guerra sempre aconteceu, Nintendo e Sega, participantes da "primeira grande guerra" que o digam. O problema é que atualmente, as pessoas compram a briga das produtoras como se fosse uma religião. Eles só não percebem que cada plataforma tem os seus lados positivos e negativos. E é pensando nisso que resolvi trazer para vocês os prós e os contras de cada um dos envolvidos na guerra dos consoles!








        Começando pela Sony e seus consoles Playstation 3, Playstation 4 e o portátil PS Vita.

PONTOS POSITIVOS



Video Game feito pra Gamers - Acho este o ponto mais importante das qualidades dos video games da Sony, eles trazem aos jogadores exatamente o que eles querem: JOGOS! Não é de hoje que as produtoras querem fazer de seu video game uma máquina com milhares de funções, e as vezes se esquecem do principal, que são os jogos. A Sony desde sempre priorizou a jogabilidade e desempenho gráfico, e dão atenção especial a experiência do jogador com o jogo.


Jogos Exclusivos - As franquias exclusivas da Sony, podem fazer toda a diferença na hora de comparar os consoles. Exclusivos como God Of War, Uncharted, Last of Us, Infamous, KillZone, Shadow of Colossus, entre outros, só podem ser jogados nos video games da Sony.


Gráficos Excelentes - O Ps3 tem o gráfico mais próximo do Pc (que por sinal ainda tem o melhor gráfico) e os do Ps4 são ainda mais impressionantes. O Psvita tem o melhor gráfico dentre os portáteis.


Rede Online gratuita - O sistema online da sony é gratuito, ou seja, partidas multiplayer, downloads e demos tudo liberado. (ao que parece a psn no PS4 será paga, algo em torno de 10 obamas, vamos ver como vai ser aqui no Brasil.)

PONTOS NEGATIVOS

Preço elevado - O preço dos consoles e dos jogos ainda é bastante elevado aqui no Brasil. Principalmente o console da nova geração, PS4 que chegou com o absurdo preço de 4.000 doletas.

Sistema Online - Durante um bom tempo a PSN era alvo constante de hackers, e ter os dados hackeados era bem comum nessa época. Outro fator que atrapalha a PSN são os bugs em algumas partidas multiplayer (apesar que este seja um problema na conexão brasileira) e a dificuldade de comprar jogos digitais.




Agora analisando nossa boa e velha Nintendo, com o seu Nintendo Wii, o novíssimo WiiU e os portáteis DS e 3DS.


PONTOS POSITIVOS
Inovação - Podem falar o que for da Nintendo, mas não se pode negar que eles sempre buscam inovação a cada geração. As vezes isso dá muito certo, como o caso do Nintendo DS, o controle do Wii, mas as vezes dá muito errado, como o caso do VirtualBoy. Mas o que mais importa nisso é que a Nintendo sempre tenta trazer formas diferentes para apresentar seus jogos, e a inovação sempre é bem vinda nos games. 

Jogos Clássicos - Por mais que a Nintendo não tenha muita opção de jogos de grandes franquias mais hardcore (tal como Gta, Assassins Creed, etc) os seus clássicos seguram e bem as vendas dos consoles. Jogos do Mario saem aos montes, e a certeza de diversão é garantida. Jogos das franquias Metroid, Donkey Kong, The Legend of Zelda e Pokémon, nunca vão deixar de ser espetaculares e sempre vão ter uma legião de fãs procurando. Esse ponto positivo considero o maior da Nintendo, afinal não tem como não amar esses jogos nostálgicos.Jogos Casuais - Um ponto positivo da maioria dos jogos da Nintendo é que praticamente qualquer pessoal consegue jogar sem nenhum problema, a maioria dos jogos é bem simples e casual, ou seja, junte a família, a vovó e você terá uma tarde de diversão em família garantida.

Portáteis - Ninguém ganha da Nintendo no quesito video game portátil! Desde o Game Boy Pocket a Nintendo domina essa área sem dar espaço aos concorrentes. Com a criação do portátil de duas telas Nintendo DS e anos mais tarde com o 3DS a Nintendo trouxe inovação e novas formas de diversão.

PONTOS NEGATIVOS

Não acompanha os concorrentes - A mais dura verdade é que os consoles da Nintendo estão sempre um passo atrás dos seus grandes concorrentes em questão de gráficos e comunicação online. Durante toda a vida útil do Wii ele nunca teve fôlego pra acompanhar o poder do Ps3 e do X-box 360, o que ocasionava jogos portados (que por sinal eram muito ruins) ou na pior das hipóteses o console da Nintendo nem via a cor de alguns jogos, primeiro porque o console não tinha capacidade pra rodá-los, e segundo porque as produtoras de games começaram a menosprezar o sistema e não se interessavam por publicar os jogos em terreno Nitendístico, por achar que não iriam atingir o público desejado. E atualmente, o lançamento do WiiU finalmente empata as coisas com o Ps3 e o X-box 360, o problema é que com o lançamento do PS4 e do X-Box One, mais uma vez a Nintendo fica um bocado atrás. Isso passa a sensação de que a Nintendo sempre esta uns 2 a 3 anos atrás na corrida dos consoles.

Sistema Online -
A Nintendo ainda não se habituou muito bem por esses campos, e sua rede online as vezes pode ser bem frustrante.

Não agrada aos gamers hardcore -
Se você é um gamer hardcore é difícil alguma coisa te agradar em algum console da Nintendo. Com a grande maioria dos jogos sendo bastante casual, e a falta de grandes franquias de games hardcore a Nintendo acaba afastando um grande público de jogadores. O Nintendo WiiU chegou prometendo que isso acabaria, e que dessa vez teríamos os mesmos jogos hardcore de todas as outras plataformas. Só nos resta esperar e torcer que seja verdade.

Hora de falar da toda poderosa Microsoft e de seus X-Box 360 e X-Box One.


PONTOS POSITIVOS

Sistema online - O sistema online da Microsoft, a Live, é ótimo. É mais segura que a Psn, possui um layout mais interessante e bonito, é mais rápida e possui mais possibilidades de interatividade.


Gráficos Excelentes -
Possui gráficos sensacionais, sem deixar a desejar se comparado com seu rival.


Kinect - Tem gente que ama, tem gente que odeia, o negócio é que o Kinect é sim uma baita inovação. Apesar de não ter quase nenhum jogo interessante (a não ser os games de dança) eu acredito que o uso do Kinect tende a melhorar a interação do jogador com o jogo cada vez mais.



PONTOS NEGATIVOS

Pirataria - Apesar de saber que um grande número de amiguinhos aqui vai achar que esse não é um ponto negativo (principalmente para os nossos sofridos bolsos) eu considero sim a pirataria um grande ponto positivo do console. Entendam, quanto mais os jogos originais forem vendidos no nosso país, mais as desenvolvedoras vão enxergar nosso mercado, ocasionando jogos dublados em português, direcionados pra brasileiros e as vezes trazendo a queda dos preços nos games. Todo mundo sabe que os preços dos jogos no Brasil são um absurdo enorme, mas pensem bem, você dá muito mais valor aos seus poucos jogos comprados com suor, do que aos milhares que comprou por 10 reais no pi pi pi tchu e nem sequer deu a atenção merecida.


Falta de jogos e conteúdo exclusivo - Um dos problemas mais graves dos consoles da Microsoft ao meu ver, é a falta de franquias exclusivas. Lógico que as franquias que elas possuem são excelentes, Halo, Gears of War e Allan Wake por exemplo são um dos jogos mais incríveis que já joguei, entretanto, enquanto os rivais Sony e Nintendo tem milhares de franquias, a Microsoft (pelo menos nessa última geração) não apresentou muitas novidades. Outra coisa são os conteúdos exclusivos em jogos de produtoras independentes. Enquanto as outras colocam a disposição mais horas de gameplay, personagens, roupas, modos de game exclusivos, a microsoft parece não se preocupar com isso. A nova geração prometeu acabar com isso, e já anunciaram milhares de games exclusivos. É ver pra crer!


Controle a pilha - Prefiro nem comentar muito sobre isso, estamos entrando em 2014 e o X-box One ainda usa pilhas assim como seu antecessor X-box 360 (o que já era absurdo). O que custa um controle recarregável Microsoft?!



BONUS STAGE

Computador - Apesar de não ser propriamente um console para games, o computador também participa desta disputa! Tendo como maior chamarisco o seu gráfico super poderoso que consegue superar todos os consoles (desde que tenha um pc atualizado). Outros pontos positivos são os MMORPG, os MOBAS e os jogos de estratégia que na sua grande maioria são exclusividades do computador. Os maiores defeitos dessa plataforma é sua falta da mobilidade, onde o jogador é obrigado a jogar "preso" em frente ao teclado e mouse, a ausência da maioria dos exclusivos das empresas de games (o que se torna um ponto
negativo grave se levar em consideração algumas franquias) e o fato do multiplayer ser apenas online, perdendo assim  a sempre bem vinda reunião de amigos na casa de alguém pra uma tarde de jogatina.



Tablets e Mobile - Os celulares e tablets estão trazendo jogos cada vez mais bem elaborados e divertidos. Nos pontos positivos temos a mobilidade, onde você pode jogar os seus jogos em qualquer hora e qualquer lugar (filas nunca mais serão entediantes) e a inovação do touch que nos trás novas formas de jogar e novas possibilidades pros gamers. De pontos negativos, o fato dos gráficos ainda estarem fracos diante do mais fraco dos portáteis, o que em pouco tempo pode diminuir!



CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Eu sei que até mesmo nos comentários dessa matéria haverão fanboys e discussões de qual é o melhor ou pior, mas quero que entendam que só fiz essa matéria pra que todo mundo veja que todos os consoles tem seus pontos positivos e negativos e que o que importa é jogar e se divertir, vá lá, compre o console que mais agrada o seu estilo e seja feliz! E quem quiser acrescentar algum ponto positivo ou negativo, fiquem a vontade pra comentar abaixo, com respeito, que eu também participarei da conversa.

Curtam a Ficção Robótica , espalhem e fiquem ligados nas próximas matérias.
Visitem também minha página: Sem Necessidade

2 comentários:

  1. Vendi meu xbox e comprei u m Ps3 - Não me arrependo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ps3 me agrada mais tambem! Acho que os games feitos pra ele valem o console fácil fácil!

      Excluir