terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Nobunaga The Fool - Análise


Vou começar esta post mostrando os 2 pontos que me chamaram a atenção para assistir e fazer a análise de Nobunaga The Fool. Primeiramente o visual. Não sou muito fã de animes com mechas e robôs gigantes, mas tenho que admitir, a primeira ilustração que vi dos robôs me impressionou bastante. O efeito 3D mesclado com a animação tradicional esta incrível e os character designers capricharam nos personagens. Segundo ponto,foi a ideia de misturar personagens históricos num universo sci-fi fantástico.Gosto muito da mitologia criada em volta de Oda Nobunaga, e normalmente conseguem fazer coisas muito legais em cima disso. Fora outros personagens históricos como Joana D'arc e Leonardo da Vinci que só melhoram a história.






►ANÁLISE

Bem, infelizmente tenho que começar dizendo que este primeiro episódio foi bem fraquinho. A proposta, a história e os personagens sim são muito bem construídos e o mundo onde se passa a história parece ser bem fantástico, entretanto neste primeiro episódio nada é aprofundado. A gente conhece os personagens principais Oda NobunagaAkechi Mitsuhide, "Macaco" e Jeanne Kaguya d'Arc com uma pequena participação de Leonardo da Vinci e outros japoneses ilustres. Aliás, se você assim como eu assistiu/jogou Sengoku Basara vai ver um montão de caras conhecidas, e ver outra adaptação deles é bem divertido.

O primeiro episódio começa explicando que existiu um mundo antigo que foi dividido em dois: o mundo oriental e o mundo ocidental. Esse é um ponto bem bacana do anime, ilustrações medievais aparecerem no lado ocidental e desenhos clássicos japoneses do lado oriental, quando a história dos dois mundos é contada. E é assim que os mundos nos são mostrados, a cultura ocidental e oriental contrastando bastante, e isso é muito legal.


Logo de cara, Jeanne tem um sonho/visão que revela o salvador do mundo, que obviamente é o personagem principal Nobunaga, que inclusive teve o mesmo sonho, deixando a entender alguma ligação entre eles. Jeanne é uma típica mocinha de anime (por enquanto) e Nobunaga faz o estilo bobão mas que ao entrar em combate se torna sério e poderoso. Combate aliás que não aconteceu. O primeiro episódio inteiro passou sem sequer um combate decente. Apenas um grande combate de robôs, um massacre na verdade, que foi mostrado muito superficialmente dando importância apenas pro final da batalha, onde os três amigos fazem
uma promessa.
      

O episódio culmina com o encontro de Jeanne e Nobunaga dentro da arma secreta criada por Leonardo da Vinci, uma cena muito legal mas que encerra o episódio com aquela sensação de que isso poderia ter acontecido no meio de uma batalha tornando a cena mais emocionante. A impressão que esse primeiro episódio deixou é de que os próximos episódios vão melhorar muito, visto que toda a introdução foi feita nesse primeiro episódio, sem dar espaço para a ação e para o universo do anime. Algumas coincidências, um tanto quanto absurdas, devem ser relevadas para se apreciar o anime (assim como todos os animes do mundo XD ). O nível de piadas não esta exagerado e tem seus momentos.


Considerações finais: O Anime tende a melhorar a partir desse primeiro episódio. Os personagens são bem construídos (apesar de alguns clichês) e vão se tornar mais interessantes quando aprofundados. Várias pontas foram abertas, e mesmo com esse início fraquinho, a curiosidade vai pedir pelo segundo episódio. Como eu havia dito, fãs de Sengoku Basara vão se sentir em casa, vendo temas recorrentes e personagens familiares. Sobre as músicas, são sensacionais e transmitem muito bem a emoção da cena. A abertura e encerramento não são mostradas inteiramente, veremos mais pra frente como são. Enfim, se você estiver ciente de que este primeiro episódio é fraco e dar uma chance para ver o que vem por aí, tem tudo para ser surpreendido por um anime divertido. O que eu recomendo é que assistam e tirem suas impressões, se vale a pena ou não investir seu tempo no anime. Particularmente eu boto fé, vamos ver no que dá. :)


E não esqueçam de comentar no post o que vocês acharam do anime, pontos positivos e negativos para aquela eventual discussão saudável. XD
Curtam, comentem e espalhem o Ficção Robótica!
E se tiverem tempo, vejam o blog deste que vos fala o Sem Necessidade!

Um abraço e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Oi Parker!
    Eu realmente me senti entediada durante todo o episódio, e coitado do Oda colocam ele em TODOS os animes que retratam o Japão feudal.
    Gostei das palavras amigo até conseguiu me enganar que é um pouco melhor hahaha
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece que os japoneses amam contar a história do Oda, cada versão mais doida que a outra! XD
      Ah como eu disse, esse primeiro episódio é realmente muito fraco mas parece que vai melhorar daqui pra frente... ou eu realmente espero isso! shausua

      Excluir
    2. Já saiu o segundo episódio, confere! (:
      E conta pra gente né? Porque eu não vou ver ;~;

      Excluir
    3. Vou ver e já conto o que eu achei! u.u shuashua

      Excluir