terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Kirby, ao seu inteiro dispor!

Kirby em ação!

Engolindo inimigos, adquirindo seus poderes e no rumo para salvar o seu mundo! 


Saudações à todos. Aqui é Carlírio Neto, dono do site NETOIN! e integrante da equipe do Ficção Robótica à convite da nobre Nazca (que é a dona deste blog). Faz tempo que existia a vontade de se apresentar formalmente aqui, e a oportunidade apareceu de forma graciosa e direta neste instante.

Dentre as possibilidades de temas que este blog oferece, então um certo jogo será aqui tratado. O mesmo provém de uma época bem antiga para muitos de vocês que estão lendo este texto, mas que certamente vale o momento para se conhecer um pouco mais sobre uma das passagens iniciais de um certo personagem da Nintendo no mundo.

Lançado em 1993 para o NES (Nintendo Entertainment System, o popular "Nintendinho" de 8-bits), tendo sido produzido pela Hal LaboratoryKirby's Adventure foi um dos jogos que marcou o fim de uma era para o citado videogame. Com uma jogabilidade bem simples e a chamada para uma aventura que levava o jogador a um mundo extremamente colorido e repleto de criaturas estranhas e fofas, o personagem Kirby acabou aparecendo com uma grande missão: impedir o rei Dedede de dominar o Mundo dos Sonhos.

Eis um dos chefes!

Todo o universo de Kirby's Adventure foi dividido em sete mundos à serem explorados. Cada um deles leva, de forma bem reconfortante, um nome que remete diretamente à doces e comida. Isto tem uma explicação bem direta, pois o simpático Kirby é uma criatura comilona de primeira grandeza. Incrível notar como ele não mede esforços para engolir tudo o que vê em sua frente, basicamente. 

E nisto nasceu a sua ação mais impactante no jogo de plataforma em citação. Para cada inimigo engolido, o Kirby podia adquirir uma nova habilidade, que duraria até o momento no qual ele fosse atacado ou que, por ventura, o próprio se desfizesse de seu poder (bastava apertar a tecla [select] para tanto). Basicamente, o simpático personagem podia fazer de tudo um pouco, desde cuspir fogo até poder congelar todos os inimigos à sua volta, se transformando em naves interplanetárias e virando pedra, chegando a ter um grande martelo à sua disposição (eficiente para se abrir passagens secretas) e, inclusive, podendo até dormir durante a sua jornada (sim, isto era um poder para ele também), dentre tantas outras possibilidades.

Entretanto, nem todos os inimigos forneciam poderes para o Kirby. Quando uma criatura mais "comum" era engolida pelo grande herói do jogo, a descrição [empty] (vazio) aparecia na barra principal do mesmo. Quando o Kirby engolia um ou mais personagens com poderes, ao mesmo tempo, iniciava-se um tipo de escolha randômica de poder à ser atribuído para ele. Entre andar cautelosamente, nadar e voar como um belo balão no céu, a simpática criatura cor-de-rosa estava ali no jogo, possibilitando horas à fio de muita diversão para todos.

Um dos mini-games espalhados pelos sete mundos do jogo!

Quanto ao jogo em si, prevalece a citação do primeiro parágrafo. Kirby's Adventure foi um dos últimos cartuchos lançados para o NES. Dada a época na qual o jogo entrou oficialmente no mercado, é possível presumir se o mesmo usava tudo aquilo que o videogame em questão podia oferecer em termos de visual, jogabilidade e som. E vocês podem ter aqui a certeza de uma coisa: o jogo soube realmente aproveitar tudo que o NES podia oferecer.

Embora o plot fosse básico demais (bem clichê até, mas isso entra como um fator muito positivo para o jogo em si) e os cenários foram extramente coloridos e fofos (era a premissa do mesmo), Kirby's Adventure sabia ser desafiador. Não havia o menor problema em você avançar pelos sete mundos linearmente, derrotando cada chefão até chegar ao alvo final. Contudo, os chamados [secrets] estavam lá espalhados em diversas fases, cada qual exigindo exigindo um aumento gradativo em sua astúcia nos controles para poder abrir todas as áreas possíveis de serem visitadas no jogo.

E isso dava um bom plus value (poder jogá-lo novamente) para o game em análise, pois além de você voltar para desbravar todos os [secrets] do jogo (que não eram poucos, diga-se de passagem) ainda era liberado um prêmio especial para vocês, assim que o jogo era finalizado. E uma dica bem interessante pode ser aqui citada, pois a mesma diz respeito ao "malvado" rei Dedede: alguém mais poderoso do que ele está à espera do Kirby para o grande combate final!

Este é o chefe do quarto mundo. Vai encarar uma nuvem nervosa?

Este é, sem sombra de dúvidas, um jogo que merece ser apreciado por vocês. Relaxamento e muita fofurice (mesmo no que tange aos inimigos e chefões de cada um dos sete mundos) estão à sua espera em Kirby's Adventure. E um dos personagens mais carismáticos da Nintendo sabe muito bem do que ele é capaz quando furioso...

Até a próxima para todos!


A capa original do jogo, lançado para o NES 8-bit em 1993.

Até o Sol e a Lua foram adversários do Kirby!

Game play de Kirby's Adventure no YouTube: clique aqui e assista-o!

Curtam o Ficção Robótica no Facebook e sigam o blog no Twitter!
Twitter pessoal: aqui

6 comentários:

  1. WAAA!
    Eu fiquei tão feliz quando vi que seu post era sobre Kirby!!!
    Eu sempre gostei desde pequena até mais que o famoso Super Mário e ele sempre foi o melhor herói pra mim.
    A jogabilidade da maioria dos jogos é sensacional nos surpreendendo com a aparência do nosso amiguinho que passa a imagem de "frágil" "rosinha" mas é um ser valente!
    Eu amo um jogo do Kirby de Nintendo Wii que se chama Kirby - Epic yarn <3

    Seja bem vindo ao FR e nos proporcione sempre seus textos incríveis! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Este jogo me marcou na infância, como vários outros do NES com os quais muito me diverti na época (e que ainda arrisco à jogá-los até hoje). ^^
      O Kirby, no caso, merece atenção especial.

      Imagino que a jogabilidade da série seja a mesma com o passar das várias plataformas e gerações de videogames... Darei uma olhada neste que você citou, nobre Nazca.^^

      E obrigado pela recepção cordial.
      Vejamos se poderei produzir algo digno para este espaço mais à frente... :)


      Até mais!

      Excluir
  2. Kirby, a bolota rosa da Nintendo! É assim que eu vejo ele. E ele consegue ser um ótimo player e fofo ao mesmo tempo. (adoro apelar com ele em Super Smash Bros Brown para Wii).
    Só tive oportunidade de jogar dois jogos da bolota rosa, que são para o Nintendo DS. Que possuem jogabilidade simples e divertida ao mesmo tempo.

    Com esse carinha, a Nintendo mostra que não precisa de histórias complicadas e muitos gráficos para divertir quem quer que esteja segurando o controle.

    Ótimo post nobre!! ^^

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O Kirby merece ser homenageado...
      É um dos personagens mais simpáticos da Nintendo, com certeza.^^

      Agradeço por suas palavras, nobre! ^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Ahhh! Eu ADORO Kirby desde os tempos de SNES, também; Apesar de não se comparar ao meu platformer preferido - que era Sonic - em termos de velocidade, conseguia ser ainda mais fofo e o sistema de shapeshifting é incrivelmente divertido, em particular nos jogos com menos 'puzzle', como os de GBA/DS. :3 Kirby é mesmo muito bom e merece mais atenção.
    Obrigada pelas informações! Ótimo post, por sinal!~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Obrigado por suas boas palavras, Chell...
      E sim, Kirby para NES pode ser bem antigo (até porque mais de vinte anos se passaram), mas o jogo é deveras carismático até hoje.

      Melhor nem comentar do próprio personagem, que é o carisma cuspido e escarrado.^^


      Até mais!

      Excluir